O aumento de carga é importante para a segurança do seu imóvel (residencial, comercial ou industrial) pois o acúmulo de aparelhos elétricos em uma instalação não preparada pode ter consequências catastróficas e até fatais.

Aumento de Carga e Reforma de PCAumento de Carga na Light só deve ser feito por um técnico eletricista habilitado com CREA e CNPJ. Esse profissional é qualificado para executar a troca e a reforma de PC com segurança.

O Serviço de um Eletricista Credenciado junto a Light se faz necessário em Aumento de Carga e outros serviços, tais como:

  • Instalação de Medidor Trifásico
  • Troca de Medidor de Luz (Conhecido vulgarmente como Relógio da Light)
  • Troca de Voltagem 110 para 220v
  • Montagem de Padrão Light
  • Instalação de Medidor de acordo padrão Light
  • Regularização de Rede elétrica
  • Ligação Nova junto à Light

 

Deve ser observada a Norma NBR-5410 - Instalações elétricas de baixa tensão da ABNT

 

Alteração de Carga ElétricaNo caso da alteração de carga é necessário um procedimento “burocrático” junto à Light,  planta elétrica do imóvel, requisições por escrito, além de outros trâmites que seu Eletricista de confiança poderá orientá-lo. Outro detalhe importante é que será necessária a assinatura de um engenheiro com CREA para dar andamento ao procedimento.

Antes de solicitar um Aumento de Carga ou a Instalação de Medidor Trifásico, solicite a visita de um Eletricista Credenciado na Light para saber o material necessário e entender passo a passo o que será executado.

 

Técnico em Instalações Elétricas somente com CREA e CNPJ

Faça sua instalação com 100% de segurança, protegendo sua casa e sua família.

 

Aumento de Carga  Passo-a-Passo

O Objetivo desse passo a passo é que você conheça detalhadamente os procedimentos básicos para requisição de um aumento de carga na Light e não seja enganado por Pseudo Profissionais.

  • Passo a Passo do Aumento de Carga A conta de energia deve estar em nome do responsável pela unidade consumidora
  • A unidade consumidora deve estar localizada ao alcance da rede de baixa tensão
  • Preencher o formulário de solicitação do serviço e, no caso de instalações residenciais que possuam carga instalada superior a 15kW, e para todas as instalações não residenciais, é necessário enviar em anexo no próprio formulário (arquivo digitalizado) a Guia de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART devidamente quitada, pois a preparação do local deve ser executada por profissional habilitado pelo CREA/RJ.
  • O Eletricista fará o cálculo da carga instalada, da demanda da unidade consumidora, e escolha do tipo de padrão de entrada mais adequado
    A alteração de carga somente será executada após vistoria e aprovação do local.
  • O pedido de alteração de carga (aumento de carga)  deve ser solicitado somente após  o local estar preparado por um Eletricista de sua confiança (construção do padrão de ligação)

 

Apesar de não ser muito comum, também é possível solicitar a redução de carga quando a carga disponibilizada na unidade consumidora tornar-se desnecessária.

Eletricista verificando carga

Pergunta Frequentes sobre Aumento de Carga

1) Quero colocar um Ar Condicionado SPLIT e não tenho tomada de 220v. Preciso efetuar Aumento de Carga?

Resposta: Se você tiver uma instalação trifásica já existente pode fazer apenas a tomada sem a necessidade de aumento de carga. No entanto se você tem uma instalação monofásica precisará fazer o aumento de carga para que o sistema suporte os novos equipamentos. É uma questão de segurança.

 

2) Preciso de mais carga na rede elétrica da minha casa. Posso trocar os fios por outros mais fortes e não trocar o padrão de energia? Existe um jeito de fazer isto?

Resposta: Cuidado! Se você precisa aumentar a carga elétrica na Light ou Ampla não pode apenas trocar sua fiação. Isso não vai adiantar. Se você ligar equipamentos que não sejam suportados pelo seu sistema atual eles podem desarmar e podem inclusive ser danificados. Não Arrisque com curiosos. Busque ajuda profissional!

 

 

Área de Atendimento para Aumento de Carga:

  • Zona Oeste: Campo Grande, Santa Cruz, Recreio, Vargem Grande, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Pechincha, Freguesia, Taquara, Tanque, Praça Seca, Vila Valqueire e Adjacências;
  • Zona Norte: Tijuca, Grajaú, Méier, Campinho, Cascadura, Madureira, Quintino, Piedade.
  • Centro da Cidade : Todos os Bairros
  • Zona Sul: São Conrado, Leblon, Ipanema, Lagoa, Copacabana, Flamengo e Botafogo.
  • Efetuamos atendimento 24hs.