A Manutenção Preventiva Elétrica é o procedimento de revisão e substituição de componentes que estão com o funcionamento comprometido por uma séries de fatores que descreveremos abaixo. Esse serviço, que só deve ser efetuado por um Eletricista com experiência, é fundamental para :

  • Reduzir a quantidade de perda de equipamentos, que acabam sendo substituídos precocemente, devido a problemas elétricos.
  • Economia de energia: Um consumo equilibrado depende dos equipamentos estarem funcionando dentro dos parâmetros recomendados pelos fabricantes e com bom estado de conservação.
  • Segurança: Esse é principal motivo de uma manutenção elétrica preventiva. Evitar ferimentos graves ou a morte de qualquer pessoa vale cada centavo investido em prevenção.  Acidentes por falta de conservação são os principais argumentos de advogados em casos de acidentes fatais ou não.

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA ELÉTRICA – CHECKLIST

Em nossa experiência listamos mais de 20 itens de checagem para manutenção preventiva em instalações elétricas. Selecionamos aqui 6 desses itens que devem ser checados com regularidade em instalações elétricas residenciais, prediais, comerciais e industriais.

Recentemente o Ministério do trabalho disponibilizou uma cartilha  de segurança residencial onde alguns desses itens também são expostos.

 

MAU CONTATO

Problemas com as Conexões soltas ou frouxas podem causar oscilações de energia resultando em funcionamento irregular de aparelhos e instalações elétricas.

 

AQUECIMENTO

Componentes com aquecimento ou com funcionamento fora das especificações tais como: transformadores, motores, rolamentos e fios

VISUAL E OLFATIVO

Identificar cheiros, ruídos, poeira, desgaste  ou descoloração.  Problemas com Isolamentos,  corrosão através da poeira e umidade entre outros problemas podem causar falhas graves em sistemas elétricos. uma inspeção física profissional resolve esses problemas elétricos deve ser realizada através de um método de verificação sistemático

 

LUZ

Certificar-se de que todas as iluminações e sinalizações de emergência estão em ordem. Muitos desastres elétricos ocorrem quando equipamentos básicos de monitoramento e emergência estão com problemas e não conseguem ajudar em um momento crucial.

 

CICLO DE VIDA

Não permitir que seja estendida a vida útil dos componentes elétricos além do recomendado pelo fabricante. Ao prorrogar uma troca de um componente elétrico com a falsa idéia que você vai economizar alguns Reais sua residência ou empresa acaba consumindo mais energia  para fazer o mesmo componente funcionar. Isso leva a um consumo maior e sobrecarrega outros componentes de sua instalação elétrica, seja ela: residencial,  comercial ou industrial.

 

FALTA DE USO

Evitar que componentes elétricos fiquem sem uso por longos períodos. Um Eletricista experiente saberá o tempo máximo de inatividade de suas instalações e poderá montar um esquema preventivo em caso de necessidade.

 

Manutenção Preventiva no RJ  – 100% de segurança para seu Patrimônio

Área onde Eletricista RJ efetua Manutenção Preventiva Elétrica

  • Zona Oeste: Recreio, Vargem Grande, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Pechincha, Freguesia, Taquara, Tanque, Praça Seca, Vila Valqueire e Adjacências;
  • Zona Norte: Campinho, Cascadura, Madureira, Quintino, Piedade, Méier, Tijuca e Grajaú e Adjacências
  • Centro da Cidade : Todos os Bairros
  • Zona Sul: Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Lagoa
  • Efetuamos atendimento 24hs.  

 

Se precisa de atendimento em outro local podemos avaliar conforme disponibilidade de horário