Com o avanço da tecnologia chegaram as lâmpadas econômicas que prometem economizar muita energia além de ser mais duráveis. Para entender melhor os tipos de lâmpadas existentes formulamos esse artigo.

O gasto com lâmpadas deve ser mensurado com rigor tendo em vista que um apartamento simples de 2 quartos com dependência de empregada e área de serviço possui em média 15 lâmpadas (entre luminárias de teto, abajur e spots)

Muitas lâmpadas eletrônicas infelizmente não possuem um bom desempenho  por isso é importante pesquisar bem antes de adquirir lâmpadas econômicas sejam elas fluorescentes, eletrônicas ou de LED.

No geral as lâmpadas brasileiras são seguras e não possuem risco de choque elétrico, mas algumas estão fora dos padrões exigidos pela norma técnica e não possuem luminosidade suficiente. Algumas ainda perdem sua luminosidade em menos de 200 horas de uso, quando o normal seria acima de 2000 horas

lampada fluorescenteA lâmpada fluorescente gasta 80% energia elétrica do que uma lâmpada incandescente sendo uma excelente forma de economia

Muitas pessoas não usam lâmpada eletrônica, pois não gostam da luz branca, mas na verdade existem lâmpadas fluorescentes amarelas e de outras cores de modo que isso não é desculpa para gastar mais.

As lâmpadas fluorescentes contêm em seu interior vapor de mercúrio e gases inertes que são ativados pela energia elétrica.

A lâmpada eletrônica ou lâmpada fluorescente compacta possui durabilidade 10 vezes maior que uma incandescente, gerando assim redução de custo e maior economia. Além disso, tem a vantagem de aquecer menos o ambiente, sendo ideal para cidades mais quentes pois não sobrecarregam sistemas de ar-condicionado.

A lâmpada LED é a sensação do momento, pois possui alta durabilidade e enorme economia de energia.

Como as luzes LED produzem um calor mínimo, e não emitem raios ultravioletas ou infravermelhos, podem ser usadas perfeitamente para iluminar prédios históricos ou vegetações sem risco de ocasionar danos, além disso, As lâmpadas LED têm uma vida útil de mais de 50.000 horas.

As luzes LED são extremamente eficientes e permitem economizar até 90% se comparadas às lâmpadas incandescentes convencionais. ou sejam economizam 10% mais dos que as lâmpadas eletrônicas econômicas

Segue abaixo um pequeno Glossário para que você possa escolher melhor suas lâmpadas:

Watt = Quantidade de energia consumida pela lâmpada
Cor da luz = A cor da lâmpada pode ser definida em termos de temperatura de cor.
Eficácia luminosa  = Unidade de medida: lumen por watt [lm/W]
Fluxo luminoso  (lúmen [lm]) = é a quantidade total de luz emitida por uma fonte

Esperamos com esse pequeno artigo ter esclarecido algumas dúvidas sobre lâmpadas econômicas. Se precisa de consultoria em projetos de iluminação para sua casa ou sua loja entre em contato e agende uma visita.