Conheça alguns elementos que compõem a rede elétrica de sua casa e fique atento para as precauções necessárias para sua segurança.

QUADRO DE FORÇA

Recebe os fios que vêm do medidor na rua e distribui os circuitos  que vão alimentar lâmpadas  e tomadas em todos os cômodos da casa. O ideal é que seja metálico ou de material não combustível, nunca de madeira. É importante que ele seja mantido limpo. O ideal é que seja instalado fora da cozinha devido à proximidade de pias e conexões de gás.

 

FUSÍVEL

Está presente no quadro de luz. Pode ser de rolha ou de cartuchos e tem como função  interromper o excesso de corrente elétrica antes que danifique a fiação.  Nesse  caso você terá que substituí-lo.

 

DISJUNTOR

Importantíssimo na Rede Elétrica. Também é necessário e funciona cortando a energia toda vez que  recebe uma corrente elevada,evitando o queima de aparelho e até mesmo incêndios.

 

ATERRAMENTO

Protege equipamento de sobrecarga além de evitar choque. É fundamental em chuveiros elétricos, aparelhos de ar condicionado, entre outros. Uma rede elétrica aterrada é fundamental.