Dicas de SegurançaEsse artigo possui Dicas de Segurança e Prevenção de Acidentes domésticos que você pode colocar em prática hoje mesmo em sua casa e aumentar a proteção de sua família. Leia algumas de nossas idéias:

  1. GÁS – Verifique se há vazamentos na tubulação de gás. Acidentes por intoxicação de gás e incêndios não são tão raros e qualquer cuidado vale a pena. Faça revisão regularmente a cada 1 ano e ao viajar certifique-se de fechar o registro de gás. Uma forma de efetuar um teste simples é utilizar espuma de sabão nas conexões. Se começar a aparecer bolhas chame um bombeiro gasista de sua confiança. Em caso de acidentes o telefones do Corpo de Bombeiros é 193.
  2. AQUECEDOR – Certifique-se que o aquecedor esteja instalado em área de circulação de ar. Caso ele esteja dentro do banheiro será necessário que o basculante esteja sempre aberto e que a porta do banheiro tenha um corte para vazão do ar. Qualquer manutenção em aparelhos desse tipo, deve ser efetuada por empresa qualificada.
  3. COZINHA – Se possui crianças em casa, utilize grades para que elas não tenham acesso à cozinha. Além do perigo do fogão, a cozinha é um local de risco por possuir: facas, vidros e eventualmente material de limpeza. Evite uma fatalidade. Em caso de queimaduras, mantenha a pele na água fria (corrente) por pelo menos 5 minutos ininterruptos e procure atendimento médico.
  4. Segurança DomésticaFERRO DE PASSAR – Após utilizar o ferro de passar desligue-o da tomada e coloque em um local seguro. São inúmeros os relatos de queimaduras e incêndios iniciados por um ferro de passar roupa esquecido ligado acidentalmente.
  5. ELETRICIDADE – Sempre que fizer pequenos reparos elétricos, desligue os disjuntores no quadro geral.
  6. ATERRAMENTO – Se possível utilize as novas tomadas com aterramento. Elas são mais seguras e protegem os aparelhos contra surtos elétricos. Para mais informações sobre manutenção elétrica veja nosso checklist de MANUTENÇÃO PREVENTIVA.
  7. PRODUTOS QUÍMICOS – Mantenha os produtos químicos em local seco, sem incidência de sol e bem arejado em caso de acidentes entre em contato com o telefone que consta na embalagem e leve-a ao local onde receberá o atendimento médico.
  8. IDOSOS – Utilize tapetes antiderrapantes ou produto antiderrapante à base de PVC. Se quiser saber mais dicas de segurança para idosos acesse o site do Geriatra Dr. José de Carvalho.
  9. Prevenção de IncêndioINCÊNDIO – Tenha um extintor de incêndio em sua casa à base de gás carbônico para debelar incêndios provenientes do sistema elétrico.
  10. COMPRA DE PRODUTOS – Ao comprar um produto elétrico ou eletrônico  verifique se possui selo do INMETRO ou outro órgão responsável no Brasil.
  11. VALIDADE –  Fique de olho no prazo de validade dos produtos, sejam comestíveis ou não. A validade é marcada pelo fabricante e deve ser respeitada sempre.