Dicas de ChuveiroUm chuveiro elétrico é fundamental no inverno, principalmente quando não está disponível instalação de gás natural.  Sua principal vantagem é a instalação que é mais barata.

No entanto você pode verificar se a instalação está sendo executada de forma correta observando essas dicas para chuveiro abaixo:

  1. Preparação: Antes de iniciar qualquer trabalho elétrico, certifique-se de que a área em volta do box está devidamente protegida. A troca de um chuveiro vai espalhar água e móveis de madeira e bocais de luz podem ser danificados. Na hora da instalação você vai me agradecer por ter lido isso aqui.
  2. Disjuntor especifico: É aconselhável ter o chuveiro elétrico em seu próprio disjuntor que irá interromper o circuito e desligar o aparelho em caso de sobrecarga. Estes não são fáceis de instalar e, idealmente, deve ser feito por um eletricista qualificado ou alguém com muita experiência em elétrica.
  3. Cabo: Esteja ciente de que a espessura do cabo seja a recomendada pelo fabricante. Isso dependerá da classificação (kilowatts) do chuveiro e da distância que o cabo terá que percorrer. Não economize no fio para ter certeza de que você faz o trabalho direito.
  4. Isolamento:  Um chuveiro elétrico precisa de ter um isolamento correto. O banheiro é um local úmido e é necessário o correto isolamento de qualquer instalação elétrica nesse ambiente, principalmente o chuveiro que pode causar “choques” em paredes e pisos se for instalado por curiosos.
  5. Aterramento: Providencie um aterramento pois isso vai garantir a durabilidade do chuveiro e evitar choques em paredes e pisos.
  6. Certificações: Compre produtos homologados pelo INmetro e verifique o selo de economia de energia.

 

Espero que essas dicas para chuveiro lhe ajudem a ter um banho mais prazeroso e seguro!